terça-feira, 19 de agosto de 2008

HISTÓRIA DO AGRUPAMENTO


A história do aparecimento do agrupamento Nº 63 de escuteiros, da sé Catedral esta ligada ao projecto de evangelização e o encanto pelo dinamismo juvenil. Ideias de pessoas diferentes que Unidas que unidas acabou por ser a essência do proprio escutismo na Sé - Catedral. Trata -se do Padre César Viana e Abel Francisco Gil Tómas que começaram por caminhos diferentes para unir-se mais tarde.



No projecto de evangelização tudo começou qdo o Padre César sentiu a necessidade de haver mais movimentos e não apenas acólitos para possibilitar livre escolha dos jovens no enquadramento dos movimentos religiosos.



Abel Gil Tómas após uma visita a Benguela presenciou uma actividade daquela Diocese adimirando -se pelo dinamismo com que os escuteiros serviram na Missa, pensou que deveria haver um grupo semelhante na Sé - Catedral.




No primeiro encontro do Bispo Dom Benedito Roberto com os jovens com os Jovens da Sé - Catedral na páscoa jovem de 1996 Abel Gil tómas põe a precupação no Bispo. Amigavelemente o Senhor Bispo respondeu que depende da vontade e organização da propria juventude.




Surpreendentemente para Abel Gil Tómas, em 1997, o Padre César a fazer um alistamento para criação do movimento escuta na Paróquia. Aliando -se tambem ao projecto do Padre e como a união faz a força mas jovens apareceram e de lá para cá o agrupamento Nº 63 jamais parou.




A 13 de Dezembro de 1998 aconteceram as primeiras promessas do agrupamento tendo integrado os seguintes jovens:






  • Abel Francisco Gil Tómas - Primeiro Chefe do Agrupamento


  • Padre César Viana - Primeiro Assistente Espiritual do agrupamento


  • Irmã Margarida - Assistente Espiritual


  • Irmã Silvina - Assistente


  • Irmã Paula - Assitente


  • Chefe Felipe


  • Chefe Mingo


  • Chefe Agostinho Miquinho


Quatro caminheiros foram comtemplados. Trata -se dos caminheiros:





  • Caminheiros Riquidino;


  • Caminheira Toya


  • Caminheira Jamba


  • Caminheiro Morais actualmente chefe adjunto do agrupamento.

  • Explorador Mohamed Lopes ( Déde )


O dia 21 de Março de 1999 veio a ficar na história escutista do agrupamento quando um grupo de mais de 120 escuteiros obrigavam -se me consciência na sua promessa de escuta num acampamento que decorreu na horta do tio Xavier junto ao bairro E- 15 na cidade do Sumbe e foram convidados os escuteiros da gabela.



Por unanimidade de opinião, comtemplou -se o dia 21 de Março como dia do agrupamento por ser a data em que se fizeram promessas de lobitos a dirigentes constituindo -se desta forma um verdadeiro agrupamento conforme orienta o regulamento da AEA



Nestes 9 anos de de caminhada, saudades existem dos acampamento, das duas primeiras promessas, a caminhada para o Quicombo no dia 11 de Novembro de 1998 a caminhada para barragem da saça onde o caminheiro Santiago por um fio afogava- se, a gramde aventura de caminhar para Porto Amboim ( 62 Km de distância) bem como a apoio que prestava -mos a delegação da Saúde nas campanhas de Vacianção contra polio Sempre a servir com Sorriso nos lábios. Estas actividades sempre bem acompanhadas das animações do caminheiro Chambula e das danças do caminheiro Betinho serão sempre memoráveis.









Sem comentários: